Última semana de novembro é marcada por chuvas e temporais frequentes
-
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil -
Temperaturas altas e instabilidade continuam a marcar o clima em todo o estado, com destaque para os temporais que devem ocorrer entre as tardes e madrugadas
A última semana de novembro em Santa Catarina será marcada por calor e abafamento, mas sem deixar de lado os temporais frequentes que têm atingido o estado desde a metade do mês. De acordo com a Defesa Civil e o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia da Epagri (Epagri/Ciram), o calor e a umidade da estação tornam os temporais uma ocorrência normal nesta época do ano.
A meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram, explica que a primavera é o principal fator que explica a instabilidade predominante em Santa Catarina. "A primavera é uma transição entre o inverno e o verão, e as instabilidades são comuns nessa época, com temporais mais frequentes, especialmente entre as tardes e madrugadas", afirma Gilsânia.
Esses temporais são provocados pela combinação de calor e umidade, que atuam como combustível para a formação de fenômenos climáticos, como chuvas intensas, raios, rajadas de vento e granizo. Felipe Theodorovitz, meteorologista da Defesa Civil, destaca que, embora esses eventos sejam intensos, "eles são de rápida duração e não são fora do normal para a estação."
Entre os dias 27 e 28 de novembro, a previsão é de que os temporais se intensifiquem, especialmente no Extremo Oeste e no Centro de Santa Catarina, devido à elevação das temperaturas e à umidade, que trazem sensação de abafamento para a população. Na sexta-feira (29), os temporais perdem força, mas o calor ainda poderá favorecer a ocorrência de tempestades isoladas no final da tarde e à noite.

Deixe seu comentário